A ANTIGA CADEIA PÚBLICA DE CABACEIRAS: DE PRISÃO A ESPAÇO CULTURAL

CULTURAL

O prédio funcionou como cadeia até fins da década de 1990,No ano de 2002 o prédio da antiga prisão foi escolhido a se tornar o Museu Histórico e Cultural dos Cariris Paraibano

Informações

Ao longo do tempo os patrimônios edificados passam por transformações, tanto em sua estrutura física quanto em seus "usos" e significados, um grande exemplo disso é a antiga cadeia pública de Cabaceiras. De acordo com João de Lyra Tavares teria sido iniciada a construção do prédio da cadeia em 1876, durante o governo do tenente coronel Antônio de Barros Leira, na qualidade de presidente da câmara municipal na época.

O prédio funcionou como cadeia até fins da década de 1990, até então eram detidos ali prisioneiros de diversas localidades do estado, a ponto de ser chamada, nas palavras do historiador Luís Carlos Araújo Sousa, de Bastilha do cariri.

No ano de 2002 o prédio da antiga prisão foi escolhido, juntamente, com a antiga residência oficial dos prefeitos que ficava ao lado da citada casa de detenção a se tornarem o Museu Histórico e Cultural dos Cariris Paraibano, a escolha se deu por ser um dos prédios mais antigos de nossa cidade, logo, apenas o segundo edifício continua como museu, o qual o é até hoje.

Em 2010 foi inaugurado no prédio da antiga cadeia pública o Ponto de Cultura Marcas Vivas de Cabaceiras, mesmo as atividades do ponto de cultura já estavam presentes em nosso município desde o ano de 2007, dando uma nova utilidade ao local, não mais aprisionando, mas sim, promovendo manifestações socioeducativas e culturais.

Avalie!